Está procurando algo?

domingo, 16 de setembro de 2007

VISITA - Crianças do Arroio passam tarde no quartel

Objetivo é fechar projeto sobre trânsito e comemorar semana do Soldado com alunos do CEI Carmen Matos Borges

Araranguá – Desmistificar o Policial Militar e comemorar a Semana do Soldado – o Dia do Soldado foi em 27 deste mês - foram os principais motivos da visita de 59 crianças de zero a seis anos, matriculadas no Centro de Educação Infantil Carmen Matos Borges, no Balneário Arroio do Silva, à Guarnição da Polícia Militar de Araranguá.

Segundo a diretora da creche, Elaine Maria Siqueira de Siqueira, a escola pretende trazer as 113 crianças para o quartel, visando reforçar os conhecimentos adquiridos com as explicações e práticas produzidas pelas oficiais monitoras dentro do espaço da Guarnição.

Apesar de pequenas, as crianças captam a mensagem, como o caso de Vitória Maciel, 5, que é aluna do pré vespertino: “Eu aprendi muitas coisas, como as cores do sinal, e que tenho que ter cuidado quando atravesso a rua. Também sei que a Polícia é nossa amiguinha”, disse. A colega de sala, Sara Souza, 5, acrescenta: “Também ganhamos essa carteirinha, que é pra ajudar a Polícia a cuidar da gente”, diz, enquanto exibe a Carteira de Mini Cidadão, que foi distribuída na visita.

Os pequeninos também captam mensagens, que ficam inseridas na consciência, e se transformam em senso-comum. A afirmação é da professora Elen da Costa Agripo Fernandes, que cuida de 15 meninos e meninas do maternal, com idades entre zero e dois anos. Para ela, o retorno é garantido: “A gente sabe, porque eles comentam os conteúdos com os pais, que depois contam pra gente”. Por isso, ela garante: a partir das explicações do projeto desenvolvido na escola, que culminaram na visita ao quartel, nenhuma criança terá medo da Polícia. Vinícius de Oliveira, 2, é a prova viva: “Gostei da aulinha, e sou amiguinho da Polícia”, disse.

Para a policial militar Stéphani Marcelino Souza, que passou a tarde de ontem recepcionando as crianças, e que ofereceu um gostoso lanche no fim do passeio, receber crianças na Guarnição é muito importante: “Primeiro, vamos à escola. Agora, a escola vem até nós”, observa. Para ela, a desmistificação do policial é o que há de mais interessante neste intercâmbio: “Eles sabem que somos amigos, e que podem contar com a gente”, finaliza.

Já a diretora acalma os aluninhos que ainda não fizeram o passeio: ela promete que até o fim da próxima semana, todo Centro de Educação Infantil do Balneário já terá visitado as instalações.

Nenhum comentário: