
Araranguá – Cerca de 600 alunos de 13 escolas públicas localizadas em áreas rurais de dez municípios da região passaram ontem Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Araranguá para conhecer a destinação final de embalagens de defensivos agrícolas. O evento, promovido pela Arasul – Associação dos Revendedores de Agro-Químicos do Sul e Inprev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, foi uma comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, que aconteceu dia 18 de agosto.
Segundo o gerente da Arasul, Dion Elias, nesta edição, o número de escolas visitantes aumentou (foram cinco no ano passado), favorecendo o objetivo da ação, que é o repasse da informação para os filhos de agricultores, que muitas vezes desconhecem os riscos do uso indevido das embalagens de agrotóxicos, causando doenças: “Eles repassam os conhecimentos para os pais, e garantem o uso correto das embalagens às gerações futuras”, disse.
Na ocasião, os alunos puderam conhecer os processos em sete estações. Na primeira delas, eles conheceram de perto o trabalho da Arasul e do Inprev. Na segunda estação, conheceram o uso racional dos agrotóxicos e a importância dos equipamentos de segurança. Também souberam como fazer a tríplice lavagem, além de onde e como entregar as embalagens vazias. Conheceram a central, viram o processo de reciclagem das embalagens, e terminaram as atividades com um delicioso lanche com muitas frutas.
“Meu pai não usa as luvas e a roupa de segurança, e agora eu vou dizer pra ele usar”, disse a aluna da 1ª série da EEB Sanga da Areia, Ediléia de Quadros, 7. Para ela, que é filha de plantador de fumo, a lição não será esquecida: “Eu adorei, e vou contar pra todo mundo”, garante.
Filha de agricultor, Ediléia promete repassar as informações para a família e a comunidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário