Está procurando algo?

domingo, 16 de setembro de 2007

FINALMENTE - Primeiros hóspedes chegam à Casa de Semiliberdade

Seis jovens infratores já cumprem medidas sócio-educacionais na Casa. Delegado ainda deve cumprir mais seis mandados até o fim da semana

Araranguá – Finalmente, os integrantes da equipe que trabalha na recuperação de jovens infratores na Casa de Semiliberdade Arte & Vida recebem seus primeiros hóspedes. Na sexta-feira, a equipe do Delegado Jorge Giraldi, da Central de Polícia, cumpriu as medidas de internação contra os irmãos KS, 15 e CSM, 16, que devem ficar na Casa por 45 dias. Ontem, foi a vez dos menores de Araranguá, RSM, 16, JA, 15, WS, 17 e EB, 16. Dos seis, apenas CSM e RSM já tinham passado pelo regime de semi-liberdade como medidas sócio-educacionais. Os seis adolescentes gostaram da Casa, e desde o primeiro dia, iniciaram trabalhos de jardinagem e limpeza do local. Muitos deles já conheciam a casa centenária que já pertenceu ao Padre Antônio Luis Dias, já que o local foi um dia uma danceteria, e dizem adorar o espaço.

A chegada dos menores agradou a equipe, que esperava pelo momento desde fevereiro deste ano, quando iniciaram os trabalhos de reforma e adequação do espaço: “Um alívio, o início de uma nova etapa, um desafio: a cada instante, temos que perceber que cada um é diferente, o que exige diferentes formas de lidar”, diz a coordenadora da Casa, Vera Scremin. Ela garante: “A equipe está tranquila, certos de que faremos um trabalho bem feito”.



Equipe está animada com a chegada dos primeiros hóspedes

Sandra Regina Dadalt, 38, é uma das duas cozinheiras, e foi quem preparou o almoço de ontem dos meninos. Ela afirma que o volume de trabalho aumentou, mas que a satisfação é maior: “Estávamos na expectativa, queremos muito que o projeto dê certo”.

Para o orientador social Airton Tadeu Cardoso, 49, a chegada dos seis menores trouxe surpresas: “A gente acha que por serem infratores, esses menores seriam mal educados ou difíceis. Não é nada disso: são apenas jovens precisando de uma nova oportunidade, e aqui eles serão nossa família”, elogia.

Os anos de experiência no Conselho Tutelar fizeram com que a educadora social Rosângela Castro dos Santos, 35, conhecesse a maioria dos novos hóspedes. Ela diz que os menores chegaram receosos, e que após se instalarem, viram que o regime de semi-liberdade não é tão ruim assim: “Aqui não há portões fechados, eles podem estudar e têm uma oportunidade real de recuperação”.

A chegada dos primeiros adolescentes não é a única novidade na instituição: com eles, chegaram também o micro-ondas, doado pelo Rotary Internacional, o fogão doado pelo Estado e alguns equipamentos de cozinha. Até o fim desta semana, o veículo comprado pelo Estado também deve estacionar no pátio da Casa. Outra mudança ocorreu na diretoria da Socam – Sociedade Cultural de Apoio à Mulher, que é a entidade responsável pela Casa. No fim da semana, a direção passou para as mãos Neci Maciel.

O delegado Jorge Giraldi afirma que até o fim da semana, deve cumprir os 12 mandados de internação expedidos pelos juizes Julio César Ferreira de Melo e Liana Bardini Alves, da Comarca de Araranguá: “É uma necessidade que foi suprida, já que a maioria dos furtos e roubos na região são cometidos por adolescentes, que iniciam na vida do crime. Estando recolhidos, eles não praticam furto, nem consomem drogas. Veio em boa hora”, finalizou.

Nenhum comentário: