Está procurando algo?

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

INCLUSÃO - Dia Nacional do Excepcional é comemorado com passeata em Araranguá

Integrantes da Apae, ADAVA e Assesc fizeram bonito no Calçadão e diante da prefeitura

Araranguá – Mais do que falar sobre a inclusão, alunos, professores, pais, familiares e amigos dos portadores de necessidades especiais da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Assesc – Associação dos Surdos do Extremo-Sul Catarinense e Adava – Associação dos Deficientes Visuais de Araranguá fizeram bonito durante passeata em comemoração ao Dia Nacional do Excepcional.

Com enfeites coloridos, muitos balões e faixas trazendo frases sobre a inclusão, eles passaram a mensagem da igualdade diante das diferenças, e do direito à cidadania dos portadores de necessidades especiais.

A manifestação marca o início das comemorações da Semana do Excepcional, que em Araranguá, terá uma extensa programação. Para a diretora da Apae de Araranguá, Jane Simon, que trouxe mais de 120 pessoas para o desfile, incluindo os 80 alunos da escola especial, a passeata foi emocionante: “A mensagem que queríamos passar para a comunidade foi repassada, com muita beleza e participação dos manifestantes”, diz. Já a vice-presidente da Adava, Márcia Regina Rosso, que trouxe 16 dos 59 surdos que integram a associação, a manifestação é importante: “A sociedade e o poder público passam a ter mais compromisso com as associações, que apesar de filantrópicas, precisam do auxílio dessas pessoas e entidades”, finaliza.



Especiais comemoraram a data com passeata, e fizeram bonito no centro da cidade

PROGRAMAÇÃO – Durante esta semana, a anfitriã da passeata, a APAE de Araranguá, estará mostrando do que a pessoa especial é capaz. Amanhã, a partir das 8h, acontece a exposição dos trabalhos dos alunos desenvolvidos nas quatro oficinas da entidade: marcenaria, prendedores de roupa, tecelagem e cestaria. Os produtos estarão sendo comercializados no Calçadão da Getúlio Vargas, e vão desde o kit com 12 prendedores de madeira, a R$ 0,25 até um jogo de tapetes, que custa R$ 350. A partir das 15h, a Apae promove manifestações artísticas na praça, anexo a Feira do Livro, dentro da programação do Agosto Cultural. Na sexta-feira, acontecem os Parajogos das Apae’s da região sul por pólos (Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá), no Colégio Murialdo, em Araranguá. No sábado, às 18h30, missa de ação de graças na igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens. No domingo, o culto acontece às 19h, na Igreja Episcopal Anglicana. No dia 27, os alunos do SAEDE/DEM da Apae visitam o Lar São Vicente de Paula. Na terça-feira, 28, as comemorações encerram com a apresentação do vídeo sobre a participação social da pessoa com deficiência e mesa redonda com familiares, às 14 h, no prédio da escola de Araranguá.



Para a diretora da Apae (d), a mensagem foi passada

As comemorações não param por aí: a diretora anuncia ainda a compra de uma caminhonete Ducato, que deve participar do desfile de Sete de Setembro. Uma caminhonete similar foi adquirida ano passado pela entidade, e o segundo veículo está sendo comemorado por alunos, professores, funcionários, familiares e colaboradores.

Nenhum comentário: