Lua embelezou programação do 8º Agosto Cultural, que aconteceu em Ilhas, na quinta-feira
Araranguá – O céu estrelado ajudou, e desta vez, não impediu a realização do 1º Luau Cultural da programação do Agosto Cultural, que atraiu mais de mil pessoas às areias e restaurantes do Balneário de Ilhas, no Distrito de Hercílio Luz.
Além da gastronomia típica da tradicional comunidade de pescadores, os participantes receberam uma canoa cheia de frutas e a distribuição de ponche. Numa bela cerimônia, integrantes do Coral de Criciúma chegaram cantando pelo Rio Araranguá dentro de uma canoa enfeitada com velas acesas, garantindo o brilho da noite. Já os integrantes da Associação de Moradores da Vila São José mostraram como se faz um bom casamento jeca. Cantores locais mostraram valores, com um repertório recheado de trovas e músicas de raiz. Nas barracas, roscas de polvilho e docinhos tradicionais incrementaram a boa comida servida na festa.
O momento mais esperado foi o lançamento do livro organizado pela professora de História da Unisul, Micheline Rocha, e a turma de 30 acadêmicos da cadeira de História Regional, que reuniram 15 causos de moradores do lugar, contando histórias de assombração e outras narrações do imaginário popular. Numa das histórias de “Do Pino do Meio Dia à Meia Noite Velha - Alguns Causos dos Pescadores de Ilhas”, 73 páginas, um dos entrevistados, que não foi identificado no livro, conta que presenciou a existência de bruxas na localidade, e afirma: “Uma delas ainda está viva, mas eu não digo quem é”.
Durante o lançamento, o Presidente da Fundação Cultural de Araranguá, Vânio Coral, reafirmou a distribuição desse e também do recém lançado exemplar de Ayres Koerig, “De Onde Viemos e Para Onde Vamos”, 176 páginas, para todas as escolas públicas e particulares do município, bem como para associações de classe e entidades, como a Colônia de Pescadores, Associação de Moradores, Clube de Mães, Caep e Clube de Futebol do Balneário. Ele estava animado: “È sempre ver a cultura produzida na nossa terra, ainda mais com um cenário como esse. A comunidade está de parabéns”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário