Ao contrário da tendência apontada no ano passado, que teve queda nas ocorrências, saída temporária dos presos e aumento populacional do Balneário devem provocar mais crimes no maior balneário do Vale.
Balneário Arroio do Silva – Um ano de muito trabalho e ação para combater o crime no Balneário Arroio do Silva – assim foi o ano de 2009 para a Polícia Civil do Arroio, que conseguiu diminuir a maioria dos índices de criminalidade com relação ao ano de 2008.
Em balanço de ocorrências feito especialmente para a reportagem do Correio do Sul, a responsável pela delegacia, Maria Eliane Figueiredo, mostra que na maior parte dos procedimentos, o ano passado foi mais tranquilo que 2008.
A abertura de inquéritos policiais – a maioria envolvendo violência doméstica, furto em residência e incêndios criminosos – somou 175 processos em 2008, contra 170 no ano passado. Embora exista uma diferença entre os dois anos, durante o auge da temporada – os meses de janeiro e fevereiro – ela praticamente inexistiu: foram 38 em 2008 contra 37 no ano passado. Já nos cinco primeiros dias desse ano, os IP’s somaram dois registros. Também os Termos Circunstanciados caíram de 2008 para 2009: 80 contra 72. As principais ações que justificam o TC foram a ameaça, a direção sem habilitação, porte de entorpecente, perturbação e evasão do local do acidente. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, foram abertos 34 Termos Circunstanciados, enquanto no ano passado, foram 27. Nos cinco primeiros dias de 2010, apenas um TC foi aberto, por lesão corporal.
Queda no número de ocorrências em 2009 não deve se repetir em 2010, segundo perspectiva do delegado Jorge Giraldi e da PC Eliane Figueiredo.
Também os APF’s – Autos de Prisão em Flagrante diminuíram em 2009, com 45 flagrantes contra 46 em 2008. Mesmo assim, entre os meses de janeiro e fevereiro, os flagrantes somaram 17 no ano passado, contra 14 em 2008. Nos cinco primeiros dias de 2010, eles já somam cinco ocorrências, envolvendo três furtos, um roubo e um tráfico de drogas. Também os registros de ocorrência no ano passado foram menores que os de 2008, com 427 BOs registrados entre os dias 01 de janeiro a 28 de fevereiro, contra 554 registrados no mesmo período de 2008. Esse ano, até o dia 05 de janeiro, foram 66 ocorrências registradas, contra 40 nos mesmos cinco primeiros dias do ano passado.
Ao contrário dos outros registros, os Bocs – Boletim de Ocorrência Circunstanciado – quando envolve menores de idade – cresceram no ano passado: 24 em 2008 contra 29 em 2009. As principais ocorrências envolvem o furto e receptação, dirigir sem a CNH e a lesão corporal. Nesse ano, até o dia 05, nenhum BOC foi registrado.
Mais crimes de menor potencial ofensivo – Para o delegado Jorge Giraldi, que responde também pela delegacia do Arroio, a tendência é de crescimento esse ano nos registros de crime de menor potencial ofensivo. Para ele, o grande vilão dessa história é o grande número de liberações para a saída temporária dos presos que cumprem pena nas cadeias públicas e na penitenciária da região: “Não será um verão com crimes de natureza grave, mas em Araranguá e no Arroio os crimes menores devem aumentar, por causa de saídas temporárias em excesso. Infelizmente, isso vai crescer”, diz o delegado, que alerta a moradores e veranistas que tomem as medidas preventivas necessárias para evitar principalmente os furtos, que lideram o ranking de reclamações nas delegacias dos dois municípios.
Alta densidade populacional nos dias de verão é um dos motivos apontados por Eliane para a previsão de mais crimes de menor potencial ofensivo no Arroio neste 2010.
Para Eliane, além das saídas temporárias, outro fator colabora para o aumento de ocorrências registradas na delegacia durante a temporada: o aumento de cerca de 30% da população no Arroio, que ao mesmo tempo incrementa o comércio e abre portas para a ambição dos ladrões: “Será um verão de muito trabalho”, afirma a responsável pela delegacia, que diz que durante a Operação Verão, conta com um plantonista 24 horas por dia e mais uma equipe de cinco policiais que trabalham em escala de 12 horas cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário