Proprietário de um clube diz que recebeu nota de R$ 20,00 na portaria, e que essa é a terceira vez que recebe notas adulteradas.
Balneário Arroio do Silva – O grande número de turistas e veranistas no Arroio está facilitando a circulação de notas falsas no comércio do maior balneário do Vale. Na última semana, o comerciante S.M.S., 47, procurou a polícia para relatar que nessa temporada, arrendou um famoso clube no Arroio, e desde então, recebeu três notas adulteradas na portaria do clube. Nos três casos, ele só percebeu a fraude após o expediente, e por isso, não consegue identificar os repassadores.
Na última vez, ele recebeu uma nota grosseiramente falsificada de R$ 20,00. A polícia alerta para o fato de que identificar uma moeda adulterada não é assim tão difícil: basta paciência e um pouco de atenção. Siga as dicas:
Cédulas Suspeitas de Falsificação - Como Agir:
Quando você receber uma cédula veja sempre os principais elementos de segurança: a marca d'água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo e a textura do papel.
A maioria das cédulas falsas não possui marca d'água. O fato do papel ser verdadeiro, porém, não garante que a cédula seja autêntica. Parte das falsificações do Real são obtidas a partir da lavagem de cédulas de menor valor.
Importante
As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central ou pelo Governo. O Banco Central apenas examina se elas são verdadeiras ou não. O dinheiro suspeito pode ser apresentado, para exame, diretamente no Banco Central ou por intermédio dos bancos.
Crime
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
Como proceder no caso de receber uma cédula suspeita:
a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
- dentro de uma agência bancária e durante o expediente - neste caso é indispensável retirar um extrato que comprove o saque, preferencialmente no mesmo terminal, e encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco o cidadão deve procurar uma delegacia policial mais próxima (Civil ou Federal) para registrar uma possível ocorrência.
- fora de uma agência ou do horário do expediente bancário - o cidadão deve retirar um extrato que comprove o saque, preferencialmente no mesmo terminal, e procurar em seguida uma delegacia policial mais próxima (Civil ou Federal) para registrar uma possível ocorrência. Na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências.
b) numa transação do dia-a-dia:
Caso tentem lhe passar uma cédula ou moeda que, após observação dos elementos de segurança e/ou comparação com uma cédula legítima apresente sinais evidentes de que pode se tratar de uma falsificação, é um direito do cidadão recusar o recebimento da mesma. É fundamental sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária ou uma representação do Banco Central do Brasil para solicitar o exame do referido exemplar.
Fonte: http://www.bcb.gov.br/?CEDSUSP
Ilustrações: http://www.bcb.gov.br/htms/
Nenhum comentário:
Postar um comentário