Araranguá – Representantes do Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Programa sentinela, secretarias municipais da Educação e da saúde, EEB Maria Garcia Pessi e Casa de semi-liberdade Arte e Vida se reuniram ontem na sede da Casa para criar o Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Infantil, que tem como principal finalidade o acompanhamento e a prevenção aos casos de abuso contra crianças e adolescentes no município.
A reunião definiu a nova diretoria, composta por Elizete Scandolaro Walniér como coordenadora, Vera Lúcia Helena Fidélis Goulart como vice-coordenadora, Lutiel da Silva Ghélere como secretário e Marta Terezinha Silvério como vice-secretária. Também marcou o próximo encontro para dia 29 de agosto, quando os órgãos envolvidos devem começar o traçado do verdadeiro mapa da violência contra crianças e adolescentes na
cidade.
Integrantes devem definir estratégias de ação para minimizar problema que afeta crianças e adolescentes
“Precisamos unir forças para diminuir a violência, e para que os problemas não sejam mascarados”, diz a representante da Polícia Civil, Márcia Becker Donadelli. Apesar de trabalhar na Delegacia da Mulher, ela não sabe dizer a média de registros de violência contra menores ocorre na região: “Traremos estatísticas no próximo encontro”, afirma. A Conselheira Tutelar Elizete afirma que a incidência é relativa, mas a violência ocorre em todas as classes sociais. Neste mês, ela diz que houve uma avalanche de denúncias, que estão sendo apuradas, envolvendo três adolescentes e uma criança: “Há muitos casos no município, e por isso, é importante articular este Fórum”, garante.
Para a coordenadora regional do Fórum, Vera screminn, a criação do Fórum em Araranguá é fundamental para que o trabalho progrida: “A cidade será referência com as ações que iremos desenvolver aqui, repassando a experiência aos outros municípios da região”, afirma. Ela lembra que na próxima sexta-feira (17), acontece a reunião entre todos os Fóruns municipais da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário