Está procurando algo?

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

SEMANA DO EXCEPCIONAL - Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial fala sobre inclusão em SC

Em entrevista exclusiva para o Jornal Correio do Sul nesta Semana Nacional do Excepcional, Rosane Teresinha Jahnke Vailatti fala sobre os desafios em derrubar preconceitos e desenvolver um dos mais avançados trabalhos em prol da pessoa com deficiência no Brasil. Semana Nacional do Excepcional começa amanhã.

CS – Como o Estado tem trabalhado a questão da pessoa com deficiência?

RTJV – A preocupação em Santa Catarina é evidenciada, somos o Estado mais avançado nesta questão, ano que vem, completamos 40 anos de fundação das Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que hoje somam 192 no Estado. Temos nove centros de reabilitação, e direcionamos a aprendizagem com a preparação para o mercado de trabalho.

CSE a política de inclusão, como tem evoluído?

RTJV – Está acontecendo em todos os lugares, com algumas resistências em algumas comunidades. Temos trabalhado no sentido de conscientizar a população, com ajuda dos pais, alunos e dos professores, que são os principais elos de ligação entre o quer temos hoje e onde queremos chegar. Neste processo que envolve a inter-ligação entre o ensino regular e a educação especial, as Secretarias de Desenvolvimento Regional tem tido papel importante nesta caminhada, que hoje está favorecida. Todas as escolas reformadas estão trazendo condições de acessibilidade, estamos fazendo parcerias com empresas e instituições para o mercado de trabalho, investindo na conscientização permanente.

CS – E o professor, está preparado para esta nova responsabilidade?

RTJV – A capacitação dos professores é uma das funções da Fundação, que termina a elaboração do calendário de capacitação. As inscrições para os cursos iniciaram em julho. É uma preocupação do governo e da Fundação, essa evidência da inclusão é ainda muito recente, um caminho que precisa de estratégias, estamos nos empenhando nessa missão.

CS – O preconceito dificulta muito?

RTJV – A palavra preconceito é muito pesada, nosso trabalho é elucidar, falar sobre a importância da inclusão, capacitar, abrir a mente das pessoas para tornar mais fácil a percepção do que é a pessoa com necessidades e sobre seu direito em exercer a cidadania. O que chamamos de preconceito pode ocorrer por falta de esclarecimento. A superação pede um trabalho de inovação, e o que é novo gera resistência na maioria das pessoas. É um desafio, quer deve ser superado.


Rosane acredita que preconceito é falta de informação, e um desafio que deve ser superado

CS – Esta é a Semana Nacional do Excepcional. Qual sua mensagem?

RTJV – É uma mensagem de esperança, de fé, É cada vez maior a ação das pessoas envolvidas, que investem com garra, doação e perseverança na inclusão da pessoa com deficiência, que mostra a todos nós que a vida é feita de desafios que precisamos superar a cada dia.

VERGONHA - Três mini-livros são furtados e acabam com exposição

Segundo organizadoras, três produtos foram furtados ao mesmo tempo, causando prejuízo à coleção

Araranguá – Nem tudo foram flores durante a Feira do Livro, que aconteceu durante o 8º Agosto Cultural. Por causa de alguém, a cidade vai ficar na memória das organizadoras como o lugar onde foram roubados três mini livros da exposição programada pelas integrantes do projeto Tenda do Livro, que promoveu a edição da Feira em Araranguá, Solange Araújo e Sheila Fernandes.



As duas contam que os pequenos livros, produzidos pela editora Los Libros Más Pequenos Del Mundo, do Peru, e que mereceram destaque no Guiness Boock – O Livro dos Recordes, estavam em exposição aberta para o público junto com outros exemplares da coleção em cima de uma mesa, quando as duas tiveram que sair por alguns minutos. Quando voltaram, perceberam a falta de dois volumes da coleção Plenitud (1 e 2), que medem 1cm por 1,5 cm cada, e um volume da coleção chaveiro.



Organizadora lamenta o ocorrido, e pede que material seja devolvido


A reação das duas foi retirar os demais exemplares dos olhos do público, e encerrar a exposição: “Lamentamos, não pelo valor material, mas pelo que significou este furto para nós”, dizem. Elas alertam para o fato de que não há outros exemplares na região, já que com o fim da exposição, não foram feitas encomendas das obras, que são novidade, durante esta edição da Feira do Livro em Araranguá.

CULTURA - Feira do livro e lançamento de livros marcam Agosto Cultural

Livros de Micheline Rocha e Ayres Koerig reforçam cultura local. Feira do Livro é incorporada ao calendário oficial da festa

Araranguá – A manhã de sábado (18) chegou nublada, como um hino aos poemas e crônicas do poeta palhocense radicado em Araranguá, Ayres Koerig. Ele foi, junto com a historiadora Micheline Rocha e seus alunos do curso de História da Unisul, e do poeta sombriense especialmente convidado, Arnaldo Estevam, o protagonista de um momento de destaque durante a 1ª Feira do Livro, que fez parte da programação do

Agosto Cultural.

Pesquisa com acadêmicos de História da Unisul gerou obra organizada por Micheline

As obras lançadas “De Onde Viemos e Para Onde Vamos”, 176 páginas, de Ayres Koerig e “Do Pino do Meio Dia à Meia Noite Velha - Alguns Causos dos Pescadores de Ilhas”, com 15 causos em 73 páginas organizado por Micheline e seus 30 acadêmicos da cadeira de História Regional, foram anunciadas pelo Presidente da Fundação Cultural de Araranguá, Vânio Coral, que garantiu a distribuição dos livros para todas as escolas públicas e particulares do município.

Cerimônia que lançou obras de Ayres Koerig (e) e Micheline Rocha contou com presença especial do escritor sombriense Arnaldo Estevam (fundo)

Durante o lançamento, os escritores falaram nas dificuldades na impressão dos livros, e na importância do apoio do governo municipal na publicação. Ayres lembrou ainda da importância da Osca - Organização sócio-cultural de Araranguá, da qual faz parte, e que foi a responsável pela idealização do projeto da obra publicada pelo membro escritor.

Escritor reforçou importância da OSCA, que idealizou o projeto, e agradeceu incentivo da prefeitura de Araranguá

O lançamento dos livros foi o destaque da programação da Feira do Livro e do Artesanato, que aconteceu durante toda a semana no Calçadão da Getúlio Vargas, e encerrou neste domingo. O sucesso foi tanto que a partir do ano que vem, as Feiras passam a fazer parte da Programação oficial do município, e acontecerá todos os anos durante o Agosto Cultural. Apesar da despedida das feiras, a programação do Agosto Cultural vai até dia 31 de agosto. Ontem a noite, no Centro de Cultura Célia Belizário de Souza, o Grupo Teatral “Dito & Feito” arrancou aplausos do público no espetáculo “A Gente não diz Amém”. Na quinta-feira (23), alegria estará garantida durante o Luau Cultural, que acontece em Ilhas, a partir das 20h.

Policiais curtas

RONDA


QUEIMOU TUDO

Incêndio destrói casa de comerciário


Araranguá – O comerciário EAF, 64, estava dormindo tranqüilamente em casa, no bairro Polícia Rodoviária Federal, quando acordou com dificuldades para respirar. O susto foi grande quando percebeu que o quarto estava em chamas. Com dificuldade, ele conseguiu sair do local, e acionou o Corpo de Bombeiros, que apesar da agilidade, não conseguiram salvar muita coisa. Foram queimados todos os móveis, utensílios domésticos, documentos pessoais, aparelho de som, roupas e até a Escritura do imóvel. A Polícia investiga se o incêndio foi criminoso ou acidental.

EMENDADA

Moto apreendida com peças roubadas


Araranguá – A Polícia apreendeu na tarde de ontem a moto Yamaha YBR 125 K, placas MFS 3402, que estava em posse do autônomo LAAS, 23, numa borracharia no Mato Alto. O veículo apresentava peças e acessórios irregulares, provavelmente originados de motocicletas roubadas, e será submetido à Perícia e reconhecimento das peças por parte das vítimas.

RECUPERADO

Caminhão é devolvido ao dono

Araranguá – Após perícia, a Polícia Civil constatou que o caminhão Mercedes-Benz sprinter placas IHU 0409, recuperado no dia 25 do mês passado no Balneário Arroio do silva, estava com o chassi adulterado. A placa verdadeira é IGR 3563, e o veículo foi roubado em Novo Hamburgo, Rio Grande do sul. O bruto já foi devolvido.

Polícia arroio

Supermercado é roubado


Arroio do Silva – O gerente do Supermercado Pescador, JAB, 44, procurou a Polícia para denunciar o furto de cargas de cigarros, alimentos e bebidas. Após o arrombamento da porta lateral do comércio, ladrões arrebentaram o forro que dá acesso ao depósito e entraram na loja, de onde levaram as mercadorias. No local, foi deixada uma jaqueta de nylon preta com uma propaganda, e o material foi reconhecido pelas vítimas, que disseram acreditar que o furto tenha sido cometido por DA, vulgo Catiça.Um vizinho, que não quis se identificar, confirmou ter visto o rapaz levando dois sacos cheios de mercadorias de dentro do mercado, e que ao perguntar, DA teria dito que eram seus, e que não eram roubados. Agora, é para a Polícia que o rapaz terá que dar explicações.

Mais uma casa roubada


Arroio do Silva – Na baixa temporada, com a ausência de veranistas, ladrões fazem a festa no Balneário. Depois de passar algum tempo sem visitar a casa na praia, na zona sul, o aposentado ESC teve uma desagradável surpresa: ladrões arrombaram as portas da frente e do fundo da casa e levaram os talheres, roupas de cama, o balcão de pia, dois guarda-roupas, uma mesa redonda com as quatro cadeiras de palha.

Depois de uma semana sem furto a hidrômetros, quando dois homens foram presos em flagrante em posse de sete medidores de água furtados de casas do Balneário, o morador do Jardim das Avenidas VT, 33, também ficou surpreso ao visitar a casa de praia, no centro: o hidrômetro foi furtado. Os dois casos estão sendo investigados pela Polícia.

Incêndio


Arroio do Silva – O veranista DF, 70, teve que sair da cidade onde mora às pressas para vir ver o estrago causado na casa de veraneio, no bairro Erechim. As duas casas de madeira no terreno em que é proprietário arderam em chamas, que só foram contidos com a chamada dos vizinhos ao Corpo de Bombeiros, que conseguiu apagar o incêndio antes que o fogo atingisse uma terceira moradia. Uma das casas foi completamente destruída, assim como todos os móveis, utensílios e objetos que estavam em seu interior. Já na outra casa, o fogo atingiu as beiradas e chegou a chamuscar as paredes, que felizmente não chegaram a ser engolidas pelas chamas.

AGRICULTURA FAMILIAR - Conab faz compras na região

149 agricultores devem fazer bons negócios com Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal

REGIÃO – Os pequenos agricultores da região levantarão hoje com o pé direito. O motivo é a visita do Deputado Estadual Dirceu Dresch (PT), que passa pela região para realizar a comercialização da produção agrícola familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que é uma das principais ações estruturais do Programa Fome Zero, e constitui em mecanismo complementar ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

INCENTIVO - Deputado Dirceu Dresch (e) vem adquirir produção dos agricultores familiares da região

Os negócios movimentarão mais de R$ 410 mil em compras de produtos hortifrutigranjeiros produzidos pela cooperativa Aracoper, de Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota e São João do Sul, além da Cooperativa de Jacinto Machado, beneficiando diretamente 149 produtores na região.

A agenda do Deputado começa amanhã, a partir das 8h30, com as compras no auditório da Secretaria de Educação, na sede da Prefeitura municipal de Araranguá. Ás 10h30, as compras acontecem no auditório da prefeitura municipal de Sombrio. A agenda continua na parte da tarde, com as compras em São João do Sul, marcada para às 14h, e às 16h, no Centro da Terceira Idade de Jacinto Machado.

As compras são feitas diretamente pela Conab, sem intermediários ou licitação, e grande parte dos produtos permanecem na região, abastecendo projetos sociais desenvolvidos nas cidades produtoras.

Fique de olho!

Beneficiada número de produtores/fornecedores Valor do empenho

Aracoper Araranguá 31 R$ 107.71,63

Aracoper Sombrio 31 R$ 106.826,60

Aracoper Balneário Gaivota 08 R$ 28.199,68

Aracoper São João do Sul 36 R$ 124.280,00

Cooperativa Jacinto Machado 13 R$ 44.500,00

SOLTEIROS - Viver sozinho: uma opção

O comércio ainda não decidiu se a data é 15 ou 17 de agosto, mas os solteiros podem comemorar

REGIÃO – Se você é daqueles que fica triste no Dia dos Namorados, a semana promete motivos para comemorar: mesmo sem a definição exata da data pelo comércio – alguns dizem que foi na quarta-feira (15), outros que é hoje, o Dia do solteiro já faz parte do calendário de comemorações – e da lista de presentes a ser comprada. Mesmo que o presente dado a você seja comprado por você mesmo.

A filósofa Lilhane Hack, 50, é uma solteira convicta, e vive sozinha. Inteligência, beleza e convites não faltam a ela, que apesar do muito assédio, nunca quis casar. Uma amiga, que não quis se identificar, revela: “No ano passado,um fã veio busca-la para casar com ela na Europa. Ele mora na Espanha, e é um cara bonitão. Pensa que ela quis?”, brinca. Para a mulher solteira, ser dona do seu nariz sem dar satisfação para ninguém é a grande vantagem de nunca ter dito o sim diante do padre ou juiz. Sem filhos, ela diz que às vezes pensa que a vida poderia ser diferente caso optasse em dividir a vida com alguém: “Mas passa logo”, garante. Também acha que ser solteiro ainda é alvo de preconceitos: “Muita gente não entende que é uma opção, e deve ser respeitada”.


Lilhane: Solteirice como opção

Apesar de ainda jovem, o funcionário público Samurai Araújo, 29, não pensa em casar, e ainda mora com a família. Mesmo assim, ele confessa que há momentos em que sente falta de compartilhar a vida com alguém. Mesmo com a convicção em permanecer com o estado civil atual, ele diz que acredita que no fundo, no fundo, a maioria ainda sonha em encontrar o amor de sua vida. Para ele, a liberdade é o maior privilégio da vida solitária: “Gosto de não precisar dar satisfação pra ninguém”, diz. O lado negativo é uma certa exclusão que sente, quando percebido pelos que não compartilham idéias parecidas com as suas.


Apesar de gostar de ser solteiro, Samurai sonha em encontrar o amor de sua vida

O mercado está cada vez mais de olho neste filão: exigentes, os solteiros têm mais condições de economizar, e por isso, podem também adquirir produtos e serviços mais dirigidos aos seus interesses. Pensando nisso, a indústria da construção civil tem planejado imóveis adaptados a pessoas sozinhas, incluindo serviços como passadeira de roupas e café da manhã nos apartamentos de um quarto. Nos restaurantes, porções individuais atraem os solteiros, e a maioria não se importa em pagar mais para consumir pratos de qualidade, já que o preço para apenas uma porção acaba saindo barato, se comparado às refeições servidas à famílias inteiras. Mas a filósofa discorda, e acha que é vítima da exploração mercadológica: “Os tradicionalmente conhecidos como solteirões e solteironas têm sido objeto de desconfiança, temor e de exploração mercantil. No supermercado, quando há embalagens individuais, elas custam o dobro do preço”, critica.

AJUDA - Mulher precisa operar vista mas não tem dinheiro

Pterígio está prejudicando a visão, mas SUS não cobre a cirurgia, marcada pela primeira vez em janeiro

Arroio do Silva – A dona de casa Sônia Vargas, 29, está desesperada: se não fizer uma cirurgia para corrigir o pterígio no olho esquerdo e fazer o transplante conjuntival, ela pode até ficar cega. Para a mulher, que tem apenas 30% da visão no olho direito, a solução seria a cirurgia, que não é coberta pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e custa R$ 680. Por intermédio da Secretaria de Saúde do Balneário, ela conseguiu um desconto, e o trabalho sairia por R$ 544. A mãe de três filhos pequenos e moradora da Cohab diz que mesmo com a ajuda da Secretaria, não tem como conseguir o dinheiro, e o problema na vista vem se agravando. Ela tenta corrigir desde janeiro, mas já desmarcou a cirurgia por cinco vezes, já que não tem dinheiro para pagar.

Para ajudar o marido, que é servente de pedreiro, a mulher costumava fazer e vender peças de tricô, mas devido ao problema, não consegue mais trabalhar. Ela também não sai mais à noite, porque não consegue enxergar o caminho.

Doença traz dificuldades para cuidar dos filhos, que sofrem com o problema da mãe

Para piorar a situação, também não consegue vaga na creche para o filho menor, de quatro anos, que tem dificuldades de cuidar. Ela diz que a carne esponjosa que cresce nos dois olhos incomoda, dá tontura e dores de cabeça. Como solução provisória, usa um óculos de grau, dado por uma amiga, mas que não possui a lente adaptada para as suas necessidades: “Não é o certo, mas pelo menos alivia um pouco”, diz. Após a cirurgia – o médico optou em operar o olho esquerdo, já que o direito já está perdido – ela ainda terá que fazer um exame para avaliar os graus que deverá usar nos óculos.


Carne esponjosa está prejudicando a visão da mulher, que precisa de ajuda

Ela diz que chamou a reportagem do Jornal Correio do Sul porque não sabe mais o que fazer: “Já tentei rifa, vender os meus tricôs, pedir ajuda na secretaria, mas ninguém resolve nada. Estou desesperada, não quero nem posso ficar cega nessa altura da vida”, desabafa. As crianças confirmam as dificuldades da mãe: “Tem dias que ela chora de dor, e diz que não enxerga nada. A gente fica triste”, diz o mais velho, de seis anos. Interessados em ajudar podem procurar pela Sônia na Cohab do Arroio, ou pelo fone de recado (48) 3526-2669.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


O que é pterígio?
É uma pequena membrana na superfície do olho que cresce em direção à córnea. Conhecido popularmente como "carne crescida" ou chamado erroneamente de "catarata".

Qual a causa?
Acredita-se ser causado em parte, pela luz do sol, poeira ou vento, associada a uma predisposição familiar.

Quais os sintomas?

Pode favorecer o aparecimento de "queimação", ardor, vermelhidão nos olhos. Geralmente estes sintomas pioram se houver exposição excessiva ao ar condicionado, sol, vento, poeira, fumaça ou esforço visual.

Qual o tratamento?
Em alguns casos, a cirurgia é indicada, antes que o pterígio alcance a pupila e deixe manchas de difícil remoção na córnea, diminuindo a visão. Em outros casos, apenas o acompanhamento se faz necessário.




DESAPARECIDO - Homem saiu de casa no sábado e ainda não voltou

Araranguá – A mulher e a família de Damien Saviato, 21, estão apavorados: o rapaz, que está desempregado, saiu de casa, no Mato Alto, por volta das 16h deste sábado, e ainda não voltou. Ele vestia uma calça jeans clara, jaqueta azul e preta, e segundo a mulher, nunca teria saído de casa sem avisar antes. O desaparecido é conhecido pela Polícia, que há cerca de um mês, o prendeu em flagrante por porte ilegal e disparo de arma de fogo. Ele teria disparado uma espingarda durante uma briga na frente de um clube no bairro Mato Alto. Ontem, os parentes dele foram registrar o desaparecimento na Delegacia, mas ninguém quis falar com a reportagem: “Não sabemos as circunstâncias do desaparecimento”, se limitou a dizer o pai do rapaz. A Polícia está investigando. Qualquer informação pode ser dada pelo fone 197, que é gratuito.

PREVENÇÃO - Araranguá cria Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Infantil

Integrantes se reuniram ontem, na sede da Casa de semi-liberdade, e aprovaram diretoria

Araranguá – Representantes do Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Programa sentinela, secretarias municipais da Educação e da saúde, EEB Maria Garcia Pessi e Casa de semi-liberdade Arte e Vida se reuniram ontem na sede da Casa para criar o Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Infantil, que tem como principal finalidade o acompanhamento e a prevenção aos casos de abuso contra crianças e adolescentes no município.

A reunião definiu a nova diretoria, composta por Elizete Scandolaro Walniér como coordenadora, Vera Lúcia Helena Fidélis Goulart como vice-coordenadora, Lutiel da Silva Ghélere como secretário e Marta Terezinha Silvério como vice-secretária. Também marcou o próximo encontro para dia 29 de agosto, quando os órgãos envolvidos devem começar o traçado do verdadeiro mapa da violência contra crianças e adolescentes na
cidade.

Integrantes devem definir estratégias de ação para minimizar problema que afeta crianças e adolescentes

“Precisamos unir forças para diminuir a violência, e para que os problemas não sejam mascarados”, diz a representante da Polícia Civil, Márcia Becker Donadelli. Apesar de trabalhar na Delegacia da Mulher, ela não sabe dizer a média de registros de violência contra menores ocorre na região: “Traremos estatísticas no próximo encontro”, afirma. A Conselheira Tutelar Elizete afirma que a incidência é relativa, mas a violência ocorre em todas as classes sociais. Neste mês, ela diz que houve uma avalanche de denúncias, que estão sendo apuradas, envolvendo três adolescentes e uma criança: “Há muitos casos no município, e por isso, é importante articular este Fórum”, garante.

Para a coordenadora regional do Fórum, Vera screminn, a criação do Fórum em Araranguá é fundamental para que o trabalho progrida: “A cidade será referência com as ações que iremos desenvolver aqui, repassando a experiência aos outros municípios da região”, afirma. Ela lembra que na próxima sexta-feira (17), acontece a reunião entre todos os Fóruns municipais da região.

DESAFIO - Alunos da região participam da 3ª Olimpíada de Matemática

Na maior escola pública de Araranguá, todos os 1630 alunos fizeram a prova, e têm chances de se classificar

REGIÃO – Aconteceu ontem em todo o Brasil a primeira etapa da 3ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. O desafio, aberto a todos os alunos devidamente matriculados nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas, atraiu muita gente, que quis passar pela experiência e quem sabe, conquistar uma boa colocação.

Na EEB Araranguá, maior escola da região, todos os 1630 alunos fizeram aa provas dos níveis 2 e 3 (7ª e 8ª séries e ensino médio). Desses, cinco alunos do ensino fundamental e 78 do ensino médio com as melhores notas estarão classificados na segunda etapa, que acontece dia 20 de outubro. Para a diretora da escola, Celina Hobold da Rosa e a assessora de direção, Luciana Costa Martinelli, a idéia de agregar todos os alunos na competição vem de uma linha de trabalho voltada ao acesso antecipado deles aos concursos e vestibulares, e à preparação para o mercado de trabalho. A idéia tem dado certo: no último simulado promovido pelo Energia, com 500 participantes, quatro alunos da escola pública estadual ficaram entre os 20 melhores resultados: “Este é o resultado do investimento na abertura de possibilidades e novos caminhos e desafios a nossos alunos”, diz Celina.

Matemática não é o forte da aluna Renata Possamai, 16, que estuda no 3º ano. Com médias 7 e 8, ela diz que compete pela experiência: “Foi importante, gostei bastante”, elogia. Ela não sabe se será classificada, e achou a prova cheia de pegadinhas, mas fácil. Para ela, a escola tem condições de classificar feras na matemática.

Renata gostou da experiência, e elogia iniciativa da escola

Alana Maia Pedro, 14, fazia a prova junto com a turma da 8ª série, quando foi interrompida pela reportagem do Jornal Correio do Sul. É a segunda participação da menina, que há dois anos, participou da competição quando estudava na escola municipal Nova Divinéia. Apesar das boas notas em matemática – ela tem 9 e 8 nos dois bimestres, ela não sabe se tem chance, mas confessa: “Vou adorar se for classificada”.


PEGADINHAS - Prova exigiu concentração dos alunos

As Olimpíadas de Matemática são uma promoção do Governo Federal, e deve premiar alunos, escolas, municípios e professores com medalhas, troféus, bolsas de iniciação cinetífica Jr, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico, além de cursos, livros e palestras. Informações pelo site http://www.obm.org.br.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

MINIATURA - Exposição de Mini-livros promete encantar

Eles são pequenos e podem ser lidos, custam R$ 15, e são mencionados no Guinness Boock. Encomendas podem ser feitas durante a feira

Araranguá – Uma delicada novidade promete encantar os visitantes que passarem até domingo pelo Calçadão para visitar a Feira do Livro. A exposição de Mini Livros agrada pela aparência e também pela versatilidade: apesar de pequenos – o menor livro do mundo, registrado pelo Guiness Book – O Livro dos Recordes, mede 1 cm por 1,5 cm e tem 180 páginas -, eles têm páginas coloridas com figuras e letras, e podem ser lidos como qualquer outro livro. É o caso da Bíblia, que mede 4,2 cm por 6,2 cm, e tem o mesmo conteúdo de uma Bíblia normal.


Além de belas e delicadas, pequenas edições podem sem consumidas como um livro normal

Aos mais ousados, o Kama Sutra de 180 páginas cabe inteirinho nas mãos. Também é possível encontrar clássicos, auto-ajuda, infantis, astrologia e outros gêneros de literatura, nas edições da editora Los Libros Más Pequenos Del Mundo, do Peru.

Editora é reconhecida por produzir menores livros do mundo, e aceita encomendas de livros e estantes personalizadas

As obras custam cerca de R$ 15 cada, e podem ser acompanhadas de estantes artesanais com capacidade para sete a 84 mini-livros, produzidas pela editora, a preços que variam de R$ 55 a R$ 400. Apesar da tentação, as peças não são vendidas na pronta-entrega, e podem ser encomendadas durante a Feira do Livro, pelo fone (47) 9166-1516 ou pelo email tendadolivro@hotmail.com.

CULTURA - Tenda do livro e Feira do Artesanato abrilhantam Agosto Cultural

Programação de hoje conta com lançamento das feiras, que trazem novidades e acontecem até dia este domingo, no Calçadão

Araranguá – Não haverá desculpas. Qualquer pessoa – independente do tamanho do bolso – poderá aproveitar a Feira do Livro e Feira do Artesanato, que começa hoje, a partir das 9h, no Calçadão da Getúlio Vargas, centro da cidade. A programação, que faz parte da 8ª edição do Agosto Cultural, abre com a apresentação na Banda Municipal de Araranguá e o Coral do Peti. Em 15 tendas instaladas, os artesãos da Arart – Associação de Artesãos de Araranguá e seis expositores de livros estarão oferecendo a oportunidade ao público de aproveitar e adquirir livros e trabalhos artesanais a preços que variam de R$ 0,50 a R$ 400.

A florianopolitana Mariana Anderson, 24, trabalhava ontem na montagem do estande da Federação Espírita Catarinense, e diz estar animada. Ela participou da 1ª edição da feira, em abril deste ano, quando comercializou cerca de cinco mil livros. Para ela, o mais importante é divulgar a doutrina na cidade. Assim como nos outros expositores, os livros tem preços atrativos. Na barraca da Federação, eles custam de R$ 5 a R$ 35. No topo, o lançamento, “Mediunidade e Obsessão em Crianças”, de Suely Caldas Schubert, custa R$ 17. Já o Top em vendas “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, pode ser encontrado por R$ 5 a R$ 35, segundo encadernação.

Na primeira edição da feira, que aconteceu em abril, foram vendidos mais de 20 mil livros. As organizadoras da Feira, Solange Araújo e Sheila Fernandes comemoram o sucesso, e torcem pela superação da marca nesta edição: “Esperamos chegar aos 30 mil livros vendidos”, afirmam.

Além das feiras, a programação contará também com o lançamento de livros de autores araranguaenses, que estarão no local autografando os trabalhos. Neste sábado, às 10h, acontece o lançamento dos livros “Do Fino do Meio Dia à Meia Noite Velha – Alguns Causos dos Pescadores de Ilhas”, de Micheline Vargas de Matos Rocha e alunos do curso de História da Unisul e “De Onde Viemos? Para Onde Vamos?” do poeta araranguaense Ayres Koerig.

ATRATIVO - Liquida Araranguá movimenta comércio

Descontos podem chegar a 70% e tem agradado consumidores nesta 5º edição

Araranguá – Comerciantes comemoram: o inverno rigoroso levou muita gente a comprar nas lojas da cidade, que ao contrário dos anos anteriores, teve pouca sobra de estoque. Desde ontem, as lojas credenciadas a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Araranguá estão enfeitadas com cartazes e bandeirolas chamando o consumidor para aproveitar a 5ª edição do Liquida Araranguá. Na maioria das lojas, os descontos variam de 40% a 50%, mas podem chegar a 70%, como no estabelecimento de Everaldo Almeida: “Apesar de ter sido um bom inverno, há muitos clientes que gostam de uma boa promoção. Estamos animados”, disse.

Na loja, o movimento denunciava que o freguês gosta mesmo da idéia. A moradora da Coloninha Odila Ribeiro, 62, acompanhava a neta ontem no comércio. Juliana Ribeiro Lazzaretti faz hoje 13 anos, e estava gastando o dinheiro que o pai mandou de presente de aniversário. Ela comprou um tênis que custava R$ 109 por R$ 84 e foi categórica: “Não levaria se não estivesse em promoção”. A avó concorda: “Ta certo, tem que aproveitar a liquidação, que pelo que vi, ta compensando”, finaliza. A promoção se estende até 18 de agosto.


Juliana e a avó aproveitaram a promoção para comprar o presente de aniversário da menina, que hoje faz 13 anos

Matriz NSMH promove Semana Missionária


Durante esta semana, leigos invadem as ruas para propagar a fé católica

Araranguá – Cerca de 200 missionários das 23 comunidades da Paróquia de Araranguá estão participando da primeira semana Missionária da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que conta com uma programação toda dedicada à propagação da fé católica pelos leigos da igreja na região.

Ontem, um grupo de missionários fazia o trabalho de evangelização nas ruas, e estava diante da Igreja Matriz, divulgando a programação do evento. Dilma Borges, 63, estava entre as pessoas que distribuíam o panfleto e convidavam os transeuntes para participar. Para ela, estar engajada no movimento é muito importante: “É algo que a gente faz com carinho, por Deus e porque ama aquilo que faz”, diz. Ela conta com a participação da comunidade: “Em todo lugar que andamos, sempre somos bem recebidos”, afirma.


Dona Dilma é a mais idosa do grupo, e diz que faz o trabalho por amor a Deus

O missionário Vaner Luis Batista de Carvalho conta que a Igreja iniciou um processo de abertura para os leigos após o Concílio Vaticano II, que desde então, tem sido considerado o principal agente de evangelização da Igreja. A abertura provocou a implantação das Santas Missões Populares – Povo Evangelizando Povo, além de movimentos, como as Pastorais. Hoje, na região, leigos tem autorização para celebrar casamentos e batismos, dar a Excequias (extrema unção) e ministrar a comunhão.

Confira a programação da Semana Missionária da Matriz NSMH

14/08 – Terça-feira

08h – Alvorada

14h – Visita aos doentes

19h30 – Noite Penitencial/ Celebração (Padre Bento)

15/08 – Quarta-feira

08h – Alvorada

14h – Gincana com as crianças (Eucaristia I e II)

19h30 – Noite da Família/ Encenação (Padre Vilcionei)

16/08 – Quinta-feira

07h – Celebração Eucaristia (Padre Ademar)

Adoração ao santíssimo

14h – Confissão individual

19h30 – Eu e Minha Comunidade Eclesial/ Oração/ sacramento (Herval e Rô)

17/08 – sexta-feira

08h – Alvorada

15h – Adoração ao santíssimo

16h – Celebração a saúde

19h30 – Noite Eucarística/ Encenação/ Procissão do santíssimo em volta do jardim

18/08 – sábado

08h – Alvorada

14h – Juventude/Crisma I e II – Tarde Recreativa

20h – Palestra para Juventude (Chico)

19/08 – domingo

Tarde – Encerramento com a participação de todas as comunidades

UNIÃO - Uama comemora aniversário com homenagens e bolo de 17 metros


Foram dois dias de comemoração e integração entre participantes das 27 associações de bairro de Araranguá

Araranguá – Além a abertura do Agosto Cultural, o fim de semana foi marcado pelas comemorações aos 17 anos da UAMA – União das Associações de Moradores de Araranguá.

A programação começou na sexta-feira, com a sessão solene da Câmara de Vereadores, que reuniu autoridades, integrantes das associações de moradores e entidades representativas, imprensa e convidados no Grêmio Fronteira Clube para a entrega das placas em homenagem aos presidentes das 27 associações de moradores da cidade, além das homenagens aos sete ex presidentes da entidade: Ozair Silva (Banha), Lenoir Della Vecchia, Maria Aparecida Costa (Cida), José Murialdo Gomes, Vera Scremin, Stela Maris Nicoladeli e Eduardo Merêncio (Chico).


Para o presidente da Casa, Lourival João, o Cabo Loro, a homenagem é mais que merecida: “Através da luta e a união dos bairros, Araranguá tem sido uma cidade cada vez melhor”. O prefeito Mariano Mazzucco elogia as ações da entidade: “A UAMA é respeitada pelo Poder Público, porque sabe se organizar para apontar as necessidades de cada bairro da cidade. Parabéns pelos 17 anos de lutas e conquistas”.


Para o presidente da entidade, Eduardo Merêncio, o Chico, a Uama conquistou o respeito de todos pelo trabalho voltado à cidadania: “Com união e organização, vamos conquistando nosso espaço, primando sempre pela justiça, na luta pelo bem comum e pela coletividade”, finalizou.


17 ANOS

Bolo gigante marca aniversário da UAMA no Calçadão

Araranguá – O corte e a distribuição das fatias de um bolo de 17 metros marcou o encerramento das comemorações do aniversário de 17 anos da Uama – União das Associações de Moradores de Araranguá neste sábado (12), no Calçadão de Araranguá.

Antes disso, os painéis de exposição de fotografias que contavam a história da entidade chamaram a atenção de cidadãos nascidos e adotados pela cidade, que aplaudem a iniciativa da entidade, que há 17 anos luta pelos direitos dos moradores dos bairros espalhados pela cidade: “Achei a festa maravilhosa, assim as pessoas podem ver de perto como a Uama tem ajudado os bairros ao longo dos anos”, elogiou a moradora da Cidade Alta, Claudete de Andrade Francisco.

A festa, que contou também com a presença da Banda Municipal de Araranguá, foi também incentivada pelo prefeito Mariano Mazzucco: “A Uama traz as reivindicações da comunidade, e expõe a história da entidade e dos bairros de Araranguá, que todo povo araranguanense deveria conhecer e apreciar”.

O Presidente da entidade, Eduardo Merêncio, o Chico, estava feliz com a participação da população: “Como instituição, é maravilhoso poder contar a nossa história para a comunidade. Para mim, é muita emoção ver todo esse povo prestigiando essa festa, que foi feita para cada um de nós”.

CULTURA - Agosto Cultural abre com grandes espetáculos

Muita gente compareceu na abertura, que contou com a Banda Municipal e Coral Bairro da Juventude. Programação vai até dia 31

Araranguá – “A Cultura é o fruto da criação do indivíduo e da sociedade, numa interação mútua, cujos resultados contam e recontam a história. Preservar a cultura é respeitar a nossa história”. Com essas palavras, o presidente da Fundação Cultural de Araranguá, Vânio Coral, abriu oficialmente a programação da 8ª edição do Agosto Cultural. A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira, e reuniu dezenas de pessoas no Centro Cultural Célia Belizário de Souza, para assistir os espetáculos de abertura produzidos pela Banda Municipal de Araranguá e pelo grupo de crianças e adolescentes do Coral Show Criança Feliz, do Bairro da Juventude, coordenado pelo músico araranguaense Neto Nunes.


Autoridades abriram o evento, que deve movimentar a cidade durante todo o mês


Para o prefeito Mariano Mazzucco, este foi apenas o início de um mês inteiramente dedicado à cultura na cidade: “Nada melhor que falar em cultura, nessa interação entre pessoas e comunidades, nada melhor que nossa alma ser massageada pelo som da Banda Municipal e pelas vozes dessas crianças neste incrível trabalho que conta com a colaboração e a sensibilidade de araranguaenses, como o Neto Nunes. A arte deles nos torna ainda mais araranguaenses. Nossa administração abre espaço para que Araranguá possa expressar e conhecer nossos talentos culturais, que são muitos. Todos são convidados a prestigiar”.

Banda Municipal foi muito elogiada pelo prefeito Mariano Mazzucco

A pequena Sophia Cazão, 3, da Coloninha, acompanhou a mãe ao evento, e apesar da pouca idade, já sabe o que quer: “Eu gostei muito das crianças cantando e dançando, deu vontade também subir no palco e dançar com elas”, disse. Ela é a prova viva de que a cultura contamina, sempre que se tem acesso a ela.


Sophia (e) e amigas são a prova viva de que o contato com a cultura contamina e só faz bem

Até o dia 31 de agosto, diversas atrações estarão propiciando o acesso de toda a população à cultura da cidade.

Confira a programação:

14/08 – Terça-feira Abertura da 2ª Feira do Livro

Abertura da Feira do Artesanato

Local – Calçadão – 09h

14/08 a 19/08 – Feira do Livro e Feira do Artesanato


16/08 – Quinta-feira

BR 101 – A Obra e a Educação Ambiental

Local – Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 20h

17/08 – Sexta-feira

Tarde Cultural

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 13h30

Noite das Danças

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 20h

19/08 – Domingo

Grupo Teatral Dito & Feito

“A Gente não diz Amém”

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 20h

23/08 – Quinta-feira

Luau Cultural

Local: Balneário Ilhas – 20h

24/08 - Sexta-feira

13º Encontro Regional de Corais do Vale do Araranguá

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 19h30


25/08 – Sábado

3º Festival Nacional de Corais de Araranguá

e 1º Pan-Americano (Internacional) de Corais

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 19h30

26/08 – Domingo

Festival de Corais da Liga do Alto Uruguai

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 09h

31/08 - Sexta-feira

Pequenos Talentos

Local: Centro Cultural Célia Belizário de Souza – 20h