
Araranguá – Depois de uma longa trajetória na Justiça, a prefeitura de Araranguá conseguiu retomar o Ginásio Municipal João Mário Canella, o Bolha, invadido pelo casal A.D.L e L.C.J. desde o início dos anos 2000.
Segundo o procurador da Dívida Ativa da prefeitura, Robson Adriano da Silva, a administração municipal identificou a invasão ainda no início do mandato do prefeito Mariano Mazzucco, no início de 2005. Desde então, várias tentativas de acordo para a desocupação foram feitas, sem resultado. Em outubro do mesmo ano, a prefeitura entrou com uma ação de reintegração de posse, já que o local era usado como residência, e o casal explorava a quadra e o bar em benefício próprio. Além disso, a água era paga pela prefeitura. Em novembro daquele ano, o juiz da 2ª Vara, Pedro Aujor Furtado Júnior, consolidou um acordo entre as partes, que regularizava o prazo de 160 dias para a família desocupar o imóvel: “O prazo era até maio de 2006, e não foi cumprido. Em junho do mesmo ano, entramos com um pedido de cumprimento da sentença. Precisamos de força policial, mas enfim a família se retirou, em agosto deste ano”, explica o procurador.
Reforma – Com a saída da família invasora, a prefeitura pôde ter uma idéia do estrago do local: muitas goteiras no teto, piso mal colocado, com pregos, que impossibilitam a prática de esportes, banheiros necessitando manutenção. O prefeito Mariano Mazzuco não contou tempo: encaminhou ao departamento de engenharia da prefeitura a ordem para o projeto de reforma, e agora, a quadra foi retirada para rápida substituição: “Autorizei que o local fosse cuidado, com a reforma, mesmo que básica, para que o ginásio fique em condições de uso”, diz. Segundo o prefeito, a população ganha com a recuperação do único ginásio municipal da cidade: “Este ano ainda, tivemos dificuldades para conseguir o espaço para as competições dos campeonatos municipais. Trocamos de local na última hora. Com o Bolha recuperado, este problema não deve mais acontecer”, garante. Para ele, a recuperação do ginásio é muito importante: “Precisamos oferecer à nossa juventude opções agradáveis de ocupação. Neste sentido, o esporte desenvolve aptidões do jovem atleta, que desenvolve aptidões e o senso do trabalho em equipe. Quanto mais ginásios e quadras de esportes no município, melhor”, afirma.